Admiração
Ressentimento
Quando confundimos a admiração com inveja (ressentimento pelo fracasso), acabamos acreditando que não devemos admirar outras pessoas e que igualmente, ninguém pode fazê-lo conosco.
Será este, um sentimento que gera evolução ?
Você já ouviu histórias de crianças perdidas que foram aceitas por famílias de lobos? Se não, faça uma pesquisa na internet para conhecer. Essas crianças aprenderam a grunhir, a andar com mãos e pés no chão, comer carne crua, enfim, a agirem como lobos.
Não sei se você já percebeu, mas nós seres humanos, nos espelhamos em pessoas com as quais convivemos,
Quando uma criança começa a andar, é porque ela vê as outras pessoas andarem, se ela aprende a ronunciar uma palavra é porque ouviu alguém citá-la. . E isso não é só quando somos crianças. Já percebeu que às vezes nos deparamos com pessoas com alguma mania muito estranha (que tenha um modo diferente de fazer algo que a gente esteja acostumado), como por exemplo, alguém que pisque diferente. E se nós repararmos e focarmos tanto neste detalhe, ficamos pensando tanto nisso, e com medo de fazer o mesmo acabamos realmente em fazê-lo?
Este espelhamento nos deixa preparados para viver em sociedade com harmonia.
Tendemos a admirar pessoas com qualidades e virtudes que identificamos em nós mesmos. Elas nos inspiram a ser melhores pessoas e nos permite enxergar além de nós mesmos.
E com o passar do tempo, as características individuais de cada pessoa afloram definindo a sua própria essência.
Portanto, admirar uma pessoa não é algo que depende só do outro, depende da gente também.
e assim por diante.,,
Enfim, as qualidades que estimamos ao serem encontradas em alguém fazem com que tenhamos uma admiração por esta pessoa.
Já o ressentimento toma o lugar da admiração, quando o sentimento de insatisfação pessoal ocupa o lugar da inspiração. Quando o contato com pessoas com qualidades e virtudes que admiramos não nos inspiram, mas trazem um sentimento de amargura.
Então é criado uma ¨máscara¨ de auto defesa para que a pessoa justifique o seu ressentimento infundado através de críticas.
E as qualidades e virtudes de certa pessoa, que inicialmente desencadearam o sentimento de fracasso nela, perdem o foco devido a exaltação de características negativas que muitas vezes inclusive pode até ter sido criada pela sua própria mente.
E seguindo o exemplo anterior:
A pessoa que se preocupa com o sucesso financeiro, passa a pensar que a pessoa admirada na verdade está afundada em dívidas. Então, o que antes era: ¨incrível como ele trabalhou duro para conseguir tudo isso¨ passa a ser: ¨aposto que está endividado até o pescoço¨.
A pessoa que dá importância ao aspecto físico, supõe que a pessoa que admirava pelo comprometimento com o corpo usa de artifícios. Então o como pensamento de: ¨como ela é determinada¨ passa a ser: ¨é tudo photoshop¨.
E quem admirava pessoas que se dedicam a ajudar os outros começa a pensar que só há interesse envolvido nestas ações. Então o que antes era: ¨um dia quero ter coragem como esta pessoa para deixar meus interesses próprios de lado para ajudar as pessoas¨ passa a ser: ¨só quer aparecer¨.
E enganar a si mesma e as pessoas próximas torna-se uma justificativa ao próprio fracasso. Esse ressentimento vai se acumulando dentro desta pessoa e sem que ela perceba, torna-se um hábito transformar as características, que na verdade deveria despertar a sua admiração, em defeitos para criticar, como um ¨filtro¨, um óculos invisível que transforma as pessoas automaticamente.
O efeito colateral desta atitude faz com que ela acredite que todas as pessoas ao seu redor agem e pensam da mesma forma, criando um bloqueio para suas realizações. Para elas, uma pessoa realizada, uma pessoa que se destaque pelas qualidades, pode ser alvo de pessoas ressentidas, por isso preferem continuar como estão e não se tornar alvo de ninguém. E é aí onde está o motivo de existir pessoas que não gostam de ser admiradas. Que odeiam receber elogios
Estar com essas pessoas normalmente é como estar andando em uma corda bamba: qualquer comentário, seja bom ou ruim, pode ser considerado ofensivo. Tudo depende da forma que ela interpretar, pois elas se abrigam num mundo seguro de ilusão e devaneio.